Complexo Desportivo Juarez de Oliveira Lucena:
Sustentabilidade e Acessibilidade

Impactos da construção

Para minimizar os impactos causados na construção do empreendimento, foram implantados os seguintes itens:

Terra da piscina na parede do ginásio: com a terra retirada do buraco para a construção da piscina foram fabricados tijolos solo-cimento, para o assentamento de todas as paredes do complexo.
Terra da piscina nas paredes do ginásio: com a terra retirada do buraco para a construção da piscina foram fabricados tijolos solo-cimento, para o assentamento de todas as paredes do complexo.
Terra da piscina na cobertura: parte da terra retirada do buraco para a construção da piscina faz parte da composição da cobertura verde da área anexa ao ginásio.
Terra da piscnia na cobertura: parte da terra retirada do buraco para a construção da piscina faz parte da composição da cobertura verde da área anexa ao ginásio.
Estruturas metálicas: Utilização de estruturas metálicas, que garante maior limpeza da obra, maior facilidade de transporte e manuseio das peças, maior facilidade de montagem, facilidade de desmontagem e reaproveitamento, facilidade de vencer grandes vãos e redução da carga nas fundações.
Utilização de estruturas metálicas, que garante maior limpeza da obra, maior facilidade de transporte e manuseio das peças, maior facilidade de montagem, facilidade de desmontagem e reaproveitamento, facilidade de vencer grandes vãos e redução da carga nas fundações.
Fôrmas metálicas: Utilização de fôrmas metálicas para a construção dos pilares e dos degraus da arquibancada em aço-betão, proporcionando economia, limpeza e rapidez na obra.
Utilização de fôrmas metálicas para a construção dos pilares e dos degraus da arquibancada em aço-betão, proporcionando economia, limpeza e rapidez na obra;
A área de vegetação ocupa 24% da área do terreno e só possuem árvores nativas do cerrado, acostumadas com o regime de chuva da região.
A área de vegetação ocupa 24% da área do terreno e só possuem árvores nativas do cerrado, acostumadas com o regime de chuva da região.

Artigos Técnicos:

Estudo de caso: Centro Esportivo IESGO.  3º SNCS Seminário Nacional de Construções Sustentáveis. Passo Fundo/ RS, 2014.  download

Centro Esportivo IESGO: uma obra sustentável para a cidade de Formosa(Goiás/ Brasil).  XI Congresso de Construção Metálica e Mista. Coimbra/ Portugal, 2017.  download